Luancarlos Bezerra

Tecnologia, Inovação e Negócios.

Tecnologia

Afinal, o que é mídia digital?


16/11/2022

Afinal, o que é mídia digital? Bem… Poderíamos responder essa pergunta dizendo simplesmente que ela é o contrário da mídia analógica, porém é preciso explicar um pouco mais, para que você realmente entenda do que se trata.

Em resumo, além de ser o contrário da analógica e permitir uma comunicação bilateral, a mídia digital é aquela que se baseia na internet tanto para distribuição de conteúdo quanto para a criação do veículo em si.

Para ficar mais claro, eis alguns exemplos do que é mídia paga (considerando tanto o veículo quanto o conteúdo):

  • Redes sociais;
  • Sites;
  • Anúncios diversos (como no Youtube);
  • Ebooks e infográficos;
  • Reviews, etc.

Caso você faça uma pesquisa mais ampla sobre o termo, provavelmente irá descobrir que ele também pode se referir a outros elementos (como jogos de videogame).

Porém, no que diz respeito ao uso no marketing digital, considere a explicação que demos aqui, combinado?

Tendo entendido o que é mídia digital, descubra como ela é útil

A mídia digital no Brasil já responde por um terço do investimento em marketing e publicidade no país — nada menos que R$16,1 bilhões apenas em 2018. E, com investimentos tão altos, pode-se perceber a importância dela no nosso dia a dia, não é mesmo? 

É um fato realmente interessante, e para te explicar melhor essa importância, separamos três exemplos de como essa mídia pode ser útil para a sua empresa:

Facilita a interação social

Se você se preocupa em se conectar e interagir com seu público, saber o que é mídia digital e começar a trabalhá-la a seu favor é, de fato, o primeiro passo para alcançar esse objetivo.

Afinal, 3 em cada 4 brasileiros estão na internet diariamente criando/mantendo amizades, acessando lojas e fazendo buscas que podem estar ligadas ao seu negócio: podemos dizer que estão a apenas um clique de distância e, com as estratégias certas de mídia e interação, esse público será conquistado!

Nivela o campo de jogo para pequenas empresas

Mesmo que sua empresa seja pequena, também pode ocupar uma posição de destaque usando mídia digital, boas táticas de marketing e a interação certa com clientes e potenciais clientes.

O uso de plataformas de mídia digital para promover uma marca ajuda a receber feedbacks produtivos e, quando gerenciado corretamente por meio de métricas predefinidas, pode ser uma forma de publicidade eficaz e econômica.

Alinha-se à forma como os consumidores compram

A maioria dos consumidores procura produtos ou serviços na internet: logo, você precisará construir sua presença no ambiente online para se tornar relevante, e isso é possível com as mídias digitais!

Lembre-se: é preciso estar onde seu público está e falar a mesma linguagem que ele fala. Então nada melhor do que apostar nessas mídias, não é mesmo?

 

 

Os 3 tipos de mídias digitais

Agora que você já sabe o que é mídia digital e seus benefícios, está na hora de conhecer os tipos existentes, que devem estar presentes em suas estratégias de marketing.

São eles:

  1. Mídia paga
  2. Mídia conquistada
  3. Mídia própria

1. Mídia paga

Essa forma de mídia possui esse nome justamente por envolver o investimento em divulgação, por meio de anúncios de busca, anúncios gráficos (como banners) e anúncios do Facebook/Instagram, por exemplo, expondo sua marca para um público mais amplo.

Ela oferece resultados significativos e mensuráveis ​​em suas campanhas, apoiando assim sua estratégia de marketing geral.

2. Mídia conquistada

Já a mídia conquistada, também conhecida como mídia ganha, é a publicidade gerada por seus clientes, quando eles defendem sua marca por meio de postagens nas redes sociais, avaliações, depoimentos, compartilhamentos, etc. Esta, por sinal, é a melhor forma de endosso que uma empresa pode ter.

A mídia digital conquistada é uma forma eficaz de expandir sua marca e, ao mesmo tempo, reduzir seus custos de aquisição de clientes. No entanto, ela exige monitoramento constante, afinal, não é possível ter controle sobre o que está sendo dito a respeito da sua empresa. É necessário “ficar de olho” para identificar possíveis críticas em meio aos elogios. 

3. Mídia própria

A mídia própria, por fim, é toda aquela que você controla, e geralmente é exclusiva para sua marca, a exemplo de um site ou de um blog. 

Se você otimizar sua mídia própria para SEO, por sinal (o que é perfeitamente possível de fazer em sites em blogs), seu negócio aparecerá quando seus potenciais clientes pesquisarem por tópicos relacionados ao que você oferece. Isso dá autoridade à sua marca, aumentando assim sua classificação na página de resultados do mecanismo de pesquisa.

Faça com quem sabe fazer

A mídia digital é uma mistura de tecnologia e conteúdo, por isso requer equipes de profissionais com habilidades diversas para ser bem trabalhada.

Trata-se de um trabalho que exige tempo, dedicação e monitoramento, por isso é tão comum que as empresas procurem quem realmente entende do assunto para conseguirem tirar suas ideias do papel e alcançarem bons resultados.


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